segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMO FAZER UMA REDAÇÃO? ESTUDO DO PARÁGRAFO

"O parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve ou se explana determinada ideia central , a que geralmente se agregam outras secundárias mas intimamente relacionadas pelo sentido". Essa é a definição do professo Othon M. Garcia e se aplica como um modelo de parágrafo que pode ser adaptado dependendo do autor e do tipo de texto escrito mas a nível de concurso é um padrão aceito.

Período: Oração com sentido completo finalizado por pontuação.
Parágrafo: Conjunto de períodos que desenvolvem uma ideia central.

Nós textos escritos, o parágrafo é indicado por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação "a margem esquerda da folha.
No caso do texto dissertativo, tipo mais comum em redações de concurso,  é conveniente estruturar a introdução em um parágrafo , o desenvolvimento e a argumentação  em dois ou três e reservar um último para conclusão.
Em relação a como montar um parágrafo, recomendamos:


EX: " Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens..."


                                Introdução: (Tópico Frasal) - "Homens também choram"

Parágrafo ------------ Desenvolvimento: "As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que 
                                não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de
                                amor, um não sei quê de tempero divino,"

                                Conclusão: "que tem um efeito devastador sobre os homens..."

Um texto geralmente é organizado de forma a separar as ideias em blocos. Essa organização é regida pela relação que se quer estabelecer entre as ideias contidas nesses parágrafos. 
Exemplos de tipos de parágrafos:

  • Parágrafo Argumentativo: estrutura-se em torno de uma ideia-tese,  expressando o ponto de vista do produtor do texto sempre baseado em argumentos, a partir de uma progressão lógica de ideias , tentando persuadir o interlocutor e ganhar sua adesão.
  • Parágrafo Narrativo:  Estrutura-se em torno de um fato e de uma ação, que configuram um episódio. Apresenta uma progressão  temporal e sequencial de toda ação presentando informações circunstanciais. 
  • Parágrafo Descritivo: Apresenta o estado de um ser , de um objeto, num determinada perspectiva. Predomínio de frases nominais.
  • Parágrafo Explicativo: Tem como objetivo apresentar informações a respeito de alguma coisa, da forma mais objetiva possível. Não se trata de defender uma posição, mas de dar a conhecer dados, e conceitos tidos como verdadeiros.

Lembramos que um parágrafo precisa ser conciso e coerente, aspectos que serão abordados posteriormente.
Tecnologia do Blogger.
© Curso Mais Que Vencedor