sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Faça Simulados Onlines e se Prepare para Vestibulares e Concursos!

Boa Tarde! Se você está se preparando para vestibulares ou provas de concursos é sempre recomendado fazer e/ou refazer provas anteriores. Abaixo nós sugerimos sites onde você pode fazer simulados onlines específicos para determinadas provas ou gerais (por matéria), e assim se preparar ainda mais para o vestibular ou concursos.

http://seruniversitario.com.br/simulados-online/ - Escolha entre as disciplinas(Biologia, português, matemática...) e gere um simulado online.

http://www.profcardy.com/exercicios/simulado-pesadelo.php - Monte simulado por matéria , ou utilize um simulado pronto.

http://www.soportugues.com.br/secoes/prova/  -Monte seu simulado de português em um dos melhores sites sobre esse assunto.

http://www.somatematica.com.br/online.php- Monte seu simulado de matemática em um dos melhores sites sobre esse assunto (em português).

http://www.pciconcursos.com.br/testes/ - Testes onlines para diversos concursos

http://www.pciconcursos.com.br/simulados/historia/bbnDf -Simulados onlines para diversos cursos



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aprendendo Classe de Palavras de forma simples parte I - Artigo

1. Artigo: Usado antes de um substantivo para defini-lo ou torna-lo indefinido.

ex:

Eu amo a bala de morango.                                  Eu amo balas.
   ama aquela bala específica                                                Ama qualquer bala


Classificação      



                                        Definido                       Indefinido                  
Plural os ,as uns, umas
Singular o, a um, uma



Resumo completo sobre briófitas para o vestibular


Briófitas são organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores.


Características Gerais das Briófitas

I. A grande maioria das espécies é terrestre de ambiente úmido e sombreado (musgos, hepáticas anthóceros).

II. São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula.

III. Ocorrem ainda espécies com a Ricciocarpus natans que flutua em H2O doce e a Riccia flutuantes que vive submersa em água doce.

IV. O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

Classificação

1.Classe Musci: muscus (latim)-musgo

Classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo divido em três regiões específicas rizoíde, caulóide, e filóide.

Reprodução

Assexuada: ocorre por fragmentação, quando a planta adulta cresce, divide-se em pedaços irregulares chamados propágulos, e estes são levados pela ação do vento e da água da chuva até o solo, germinando e formando uma nova planta.

Sexuada: Ocorre alternância de gerações (Metagênese).

Gametângios: órgãos produtores de gametas

Planta masculina: Anterídeo -> produz anterozóides.


Planta feminina: arquegônio -> produz oosferas


2.Classe Hepaticae: hepatos (grego)-fígado

O termo hepática , deve-se a forma de fígado do gametófito, são briófitas, cujo gametófito têm forma de fígado e são características de ambientes terrestres úmidos, sombreados.

Gênero: O mais conhecido é o Marchantia

3.Classe Anthocerotae: anthos (grego)-flor

Reprodução: Os gametângios estão mergulhados nos tecidos dos gametófitos, podendo ser homotálicos ou heterotálicos. Vários esporófitos são formados em uma mesma planta após a fecundação. Possuindo uma base e um esporângio alongado, produtor de esporos.


 Importância das briófitas: atuam como espécies pioneiras no ambiente.


Gametófito* - Resumo das características diferenciais nas três classes


Hepaticae       Anthocerotae Musci
Estrutura 
 talosos ou folhosos    
 talosos  
folhosos
Simetria 
dorsiventral ou radial
  dorsiventral        
 radial
Rizóides 
 unicelulares
     unicelulares      
       pluricelulares      
Cloroplastos/célula
 vários
 um
vários
Protonema
 reduzido
 ausente
 presente
Anterídios/arquegônio 
 superficiais
 imersos
superficiais 



*Gametófito = Geração haploide do ciclo de vida de uma planta em que estão presentes os órgãos essenciais produtores de células reprodutoras sexuadas - gâmetas.
 




Adaptação Resumo encontrado no site:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma família muito doida!

 O título deve ter te deixado com dúvidas, mas é verdade, a família que conheci era louca.
 Meu nome é Andreia de Barros Prado Bastos. Moro em Campina Grande-SP. Vou contar sobre o período em que morei no Condomínio Bastos, do meu avô Plínio, em Mato Grosso. Morava com meus pais João e Marta, meus irmãos Nélio e Dafine, meu primo Chad e minha tia Solange.
 Um dia quando estava andando de patins...
 Vi um casal estranho. Não me julguem.
 O homem estava usando um traje completamente colorido, tinha cabelos loiros de surfista. Já a mulher que estava com ele era totalmente o oposto: usava vestido vinho, estilo anos 90, toda séria e formal, parecia ser mãe do coitado, pois tinha uma postura mais madura, porém exibia um corpo de modelo. Era a cara de uma modelo da São Paulo Fashion Week! Que inveja! Provavelmente eram um casal e dos ricos, pois usavam aliança e que aliança! A mulher usava uns brincos de diamante muito sofisticados, Jesus! Tinham um cão pastor-alemão, enorme e assustador. Vi também que tinham filhos, estavam os ajudando a tirar as coisas do carro, era um casal, depois veio uma idosa que era a cara da mulher formal, devia ser mãe dela.
  Contei pra minha mãe, que disse que era uma família holandesa. Ela brigou comigo, deu um sermão que não se deve julgar as pessoas. Desculpa, mas eles eram super-esquisitos.
 No dia seguinte, na escola, na aula de artes, fiz amizade coma filha da família. Perguntei seu nome, respondeu que Ísis, mas disse que mudou para Luma, só não explicou o porquê.
  A Luma era muito estranha, não conversava com ninguém, mas como sou tagarela, puxava assunto. Comia coisas nojentas como besouro frito com um molho de abóbora, é, besouro! E fazia com a maior naturalidade. Fiquei me perguntando se ao invés de holandesa era egípcia.
  Pedi para que fosse na minha casa brincar, algum dia e logo no dia seguinte foi. Á partir daí, brincávamos todos os dias. E algumas semanas depois, me convidou para almoçar em sua casa, eu fiquei com um pouco de medo, vai que tinha mais um inseto? Mas orei e fui.
 Quando cheguei.... A casa estava toda bagunçada! O quintal estava repleto de coco de cachorro, brinquedos do irmão pequeno de Luma, cheiro de xixi. Quase voltei para casa, mas o grito da avó da menina, me fez ficar:
 -Andre!
 -Andreia, vovó! -Luma a corrigiu. Essa tarde iria ser longa...


                          Continua...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (Resumo)


Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações européias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.

POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.

b) Revanchismo francês – A França desejava recuperar os territórios Alsácia-Lorena, perdidos em 1871, na Guerra Franco-prussiana.

Príncipe Francisco Ferdinando
c) Os Incidentes nos Bálcãs – A Áustria anexou as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

d) Os Incidentes no Marrocos – O Marrocos, país semibárbaro governado por um sultão, era cobiçado pela França que já conquistara a Argélia. Assinou acordo com a Inglaterra, dona de Gibraltar, e com a Espanha, que dominava algumas praças ao Norte de Marrocos. O kaiser Guilherme II impediu a penetração francesa, proclamando a liberdade do Marrocos. A Alemanha acabou reconhecendo o direito dos franceses de estabelecer seu protetorado ao Marrocos. Franceses e alemães estavam descontentes com a situação.

e) Causa imediata (estopim) – O Assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando (28/06/1914) – herdeiro do trono austríaco. Foi assassinado por um fanático estudante bosníano, Gravilo Princip, na cidade de Serajevo. A Áustria -Hungria exigiu uma satisfação da Sérvia, onde o crime fora tramado, por meio de um ultimato. A Rússia, decidida a não admitir uma humilhação à Sérvia, rejeitou as propostas conciliatórias da Alemanha e decretou a mobilização geral. A Alemanha, aliada da Áustria, declarou guerra à Rússia no dia 1.o de agosto e, dois dias depois, à França. Tinha inicio a Primeira Guerra Mundial.

POLÍTICA DE ALIANÇAS

Foi celebrada uma aliança defensiva entre a Alemanha e o Império Austro-húngaro em 1879. Com a entrada da Itália em 1882, surgiu a “Tríplice Aliança”.
Tríplice Aliança

1907, formou-se a “Triple Entente”, constituída pela Inglaterra, Rússia e França. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econômico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alemã, que ameaçava sua soberania marítima. A “Triple Entente”, assinada por Eduardo VII, da Inglaterra, iniciou a política de cerco à Alemanha.

PAZ ARMADA

Desde o fim do século XIX até 1914, as nações européias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.


FASES DA GUERRA

a) Guerra do Movimento (1914) – Os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando depois rumo a Paris. O plano francês era invadir Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas.

Trincheiras
b) Guerra de Trincheiras (1915-1917) – Abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram. Em 1916, os alemães atacaram Verdun, defendida pelo general Pétain. Foi um insucesso dos alemães. Morreram cerca de 600 mil homens. Na batalha naval da Jutlândia, os ingleses foram os vencedores.

c) Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.

d) Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio “Lusitânia”, que conduzia passageiros norte-americanos.

e) Participação do Brasil – Os alemães, diante da superioridade naval da Inglaterra, resolveram empreender uma guerra submarina sem restrições. Na noite de 3 de abril de 1917, o navio brasileiro “Paraná” foi atacado pelos submarinos alemães perto de Barfleur, na França. O Brasil, presidido por Wenceslau Brás, rompeu as relações com Berlim e revogou sua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foram afundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticia do afundamento do navio “Macau”, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Enviou auxilio à esquadra inglesa no policiamento do Atlântico e uma missão médica.

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

a) O aparecimento de novas nações.

b) Desmembramento do império Austro- Húngaro.

c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão.

d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos.

e) O enriquecimento dos Estados Unidos.

f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e a baixa do franco e do dólar.

g) A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia com medidas severas.

h) O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dívidas por meio de exportação.

i) O encarecimento do custo de vida.

TRATADO DE VERSALHES (1919)

Em Versalhes, em 1919, reuniu-se a Conferência da Paz, sob a liderança dos 4 grandes: Clemenceau, representante da França; Lloyd George, representante da Inglaterra; Woodrow Wilson, representante dos Estados Unidos; e Orlando, representante da Itália. Este tratado impôs duras determinações aos alemães.

LIGA DAS NAÇÕES

Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, lançou a idéia de abolir a “diplomacia em segredo” e de unir os povos com o intuito de evitar uma nova guerra, numa Liga das Nações que tinha os seguintes princípios fundamentais:
Woodrow Wilson

a) Autonomia dos povos.

b) Renúncia à política de alianças.

c) Governo de acordo com os governados.

d) Liberdade dos mares.

e) Desarmamento geral.

Genebra passava a ser a sede da Liga das Nações.



Filmes


O Último Batalhão
Glória Feita de Sangue

entre outros...


Tecnologia do Blogger.
© Curso Mais Que Vencedor