segunda-feira, 8 de julho de 2013

TERMOMETRIA E ESCALAS TERMOMÉTRICAS SIMPLIFICADAS (RESUMO FÍSICA)

Equilíbrio Térmico: Dois (ou mais) corpos , em contato e isolados de influências externas, tendem para um estado final, denominado Equilíbrio Térmico, que é caracterizado por uma uniformidade na temperatura dos corpos.

Para que possamos medir temperaturas, será necessário graduar o termômentro (instrumento usado para medir de forma quantitativa a temperatura), isto é marcar nele as divisões e atribuir números a essas divisões. Quando procedemos dessa maneira , estamos construindo uma escala termómetrica . Algumas das principais escala termométricas:

Escala Celsius: Escala adotada em quase todos os países do mundo. Considera o ponto de fusão do gelo em 0°C e o ponto de Ebulição da água em 100° C.

Escala Kelvin ou absoluta: Considera os pontos máximos e mínimos que as temperaturas podem alcançar.Não existem medidas negativas em kevin.

 Escala Fahrenheit: Ao compararmos os pontos fixos escolhidos por Fahrenheit e Celsius, temos para o ponto de fusão do gelo, sob pressão de 1 atmosfera, o valor 32 °F e para o ponto de vapor da água, também sob pressão de 1 atmosfera, o valor 212 °F; o intervalo dividido em 100 partes iguais pelo sueco (Celsius) é dividido em 180 partes iguais na escala Fahrenheit.

Conversão Kevin x Celsius
K = C + 273       

Conversão Celsius x Fahrenheit
C / 5 = (F – 32) / 9    ou °F = 1,8°C + 32 
Tecnologia do Blogger.
© Curso Mais Que Vencedor