sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Faça Simulados Onlines e se Prepare para Vestibulares e Concursos!

Boa Tarde! Se você está se preparando para vestibulares ou provas de concursos é sempre recomendado fazer e/ou refazer provas anteriores. Abaixo nós sugerimos sites onde você pode fazer simulados onlines específicos para determinadas provas ou gerais (por matéria), e assim se preparar ainda mais para o vestibular ou concursos.

http://seruniversitario.com.br/simulados-online/ - Escolha entre as disciplinas(Biologia, português, matemática...) e gere um simulado online.

http://www.profcardy.com/exercicios/simulado-pesadelo.php - Monte simulado por matéria , ou utilize um simulado pronto.

http://www.soportugues.com.br/secoes/prova/  -Monte seu simulado de português em um dos melhores sites sobre esse assunto.

http://www.somatematica.com.br/online.php- Monte seu simulado de matemática em um dos melhores sites sobre esse assunto (em português).

http://www.pciconcursos.com.br/testes/ - Testes onlines para diversos concursos

http://www.pciconcursos.com.br/simulados/historia/bbnDf -Simulados onlines para diversos cursos


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aprendendo Classe de Palavras de forma simples parte I - Artigo

1. Artigo: Usado antes de um substantivo para defini-lo ou torna-lo indefinido.

ex:

Eu amo a bala de morango.                                  Eu amo balas.
   ama aquela bala específica                                                Ama qualquer bala


Classificação      



                                        Definido                       Indefinido                  
Plural os ,as uns, umas
Singular o, a um, uma


Resumo completo sobre briófitas para o vestibular


Briófitas são organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores.


Características Gerais das Briófitas

I. A grande maioria das espécies é terrestre de ambiente úmido e sombreado (musgos, hepáticas anthóceros).

II. São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula.

III. Ocorrem ainda espécies com a Ricciocarpus natans que flutua em H2O doce e a Riccia flutuantes que vive submersa em água doce.

IV. O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

Classificação

1.Classe Musci: muscus (latim)-musgo

Classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo divido em três regiões específicas rizoíde, caulóide, e filóide.

Reprodução

Assexuada: ocorre por fragmentação, quando a planta adulta cresce, divide-se em pedaços irregulares chamados propágulos, e estes são levados pela ação do vento e da água da chuva até o solo, germinando e formando uma nova planta.

Sexuada: Ocorre alternância de gerações (Metagênese).

Gametângios: órgãos produtores de gametas

Planta masculina: Anterídeo -> produz anterozóides.


Planta feminina: arquegônio -> produz oosferas


2.Classe Hepaticae: hepatos (grego)-fígado

O termo hepática , deve-se a forma de fígado do gametófito, são briófitas, cujo gametófito têm forma de fígado e são características de ambientes terrestres úmidos, sombreados.

Gênero: O mais conhecido é o Marchantia

3.Classe Anthocerotae: anthos (grego)-flor

Reprodução: Os gametângios estão mergulhados nos tecidos dos gametófitos, podendo ser homotálicos ou heterotálicos. Vários esporófitos são formados em uma mesma planta após a fecundação. Possuindo uma base e um esporângio alongado, produtor de esporos.


 Importância das briófitas: atuam como espécies pioneiras no ambiente.


Gametófito* - Resumo das características diferenciais nas três classes


Hepaticae       Anthocerotae Musci
Estrutura 
 talosos ou folhosos    
 talosos  
folhosos
Simetria 
dorsiventral ou radial
  dorsiventral        
 radial
Rizóides 
 unicelulares
     unicelulares      
       pluricelulares      
Cloroplastos/célula
 vários
 um
vários
Protonema
 reduzido
 ausente
 presente
Anterídios/arquegônio 
 superficiais
 imersos
superficiais 



*Gametófito = Geração haploide do ciclo de vida de uma planta em que estão presentes os órgãos essenciais produtores de células reprodutoras sexuadas - gâmetas.
 




Adaptação Resumo encontrado no site:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma família muito doida!

 O título deve ter te deixado com dúvidas, mas é verdade, a família que conheci era louca.
 Meu nome é Andreia de Barros Prado Bastos. Moro em Campina Grande-SP. Vou contar sobre o período em que morei no Condomínio Bastos, do meu avô Plínio, em Mato Grosso. Morava com meus pais João e Marta, meus irmãos Nélio e Dafine, meu primo Chad e minha tia Solange.
 Um dia quando estava andando de patins...
 Vi um casal estranho. Não me julguem.
 O homem estava usando um traje completamente colorido, tinha cabelos loiros de surfista. Já a mulher que estava com ele era totalmente o oposto: usava vestido vinho, estilo anos 90, toda séria e formal, parecia ser mãe do coitado, pois tinha uma postura mais madura, porém exibia um corpo de modelo. Era a cara de uma modelo da São Paulo Fashion Week! Que inveja! Provavelmente eram um casal e dos ricos, pois usavam aliança e que aliança! A mulher usava uns brincos de diamante muito sofisticados, Jesus! Tinham um cão pastor-alemão, enorme e assustador. Vi também que tinham filhos, estavam os ajudando a tirar as coisas do carro, era um casal, depois veio uma idosa que era a cara da mulher formal, devia ser mãe dela.
  Contei pra minha mãe, que disse que era uma família holandesa. Ela brigou comigo, deu um sermão que não se deve julgar as pessoas. Desculpa, mas eles eram super-esquisitos.
 No dia seguinte, na escola, na aula de artes, fiz amizade coma filha da família. Perguntei seu nome, respondeu que Ísis, mas disse que mudou para Luma, só não explicou o porquê.
  A Luma era muito estranha, não conversava com ninguém, mas como sou tagarela, puxava assunto. Comia coisas nojentas como besouro frito com um molho de abóbora, é, besouro! E fazia com a maior naturalidade. Fiquei me perguntando se ao invés de holandesa era egípcia.
  Pedi para que fosse na minha casa brincar, algum dia e logo no dia seguinte foi. Á partir daí, brincávamos todos os dias. E algumas semanas depois, me convidou para almoçar em sua casa, eu fiquei com um pouco de medo, vai que tinha mais um inseto? Mas orei e fui.
 Quando cheguei.... A casa estava toda bagunçada! O quintal estava repleto de coco de cachorro, brinquedos do irmão pequeno de Luma, cheiro de xixi. Quase voltei para casa, mas o grito da avó da menina, me fez ficar:
 -Andre!
 -Andreia, vovó! -Luma a corrigiu. Essa tarde iria ser longa...


                          Continua...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (Resumo)


Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações européias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.

POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.

b) Revanchismo francês – A França desejava recuperar os territórios Alsácia-Lorena, perdidos em 1871, na Guerra Franco-prussiana.

Príncipe Francisco Ferdinando
c) Os Incidentes nos Bálcãs – A Áustria anexou as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

d) Os Incidentes no Marrocos – O Marrocos, país semibárbaro governado por um sultão, era cobiçado pela França que já conquistara a Argélia. Assinou acordo com a Inglaterra, dona de Gibraltar, e com a Espanha, que dominava algumas praças ao Norte de Marrocos. O kaiser Guilherme II impediu a penetração francesa, proclamando a liberdade do Marrocos. A Alemanha acabou reconhecendo o direito dos franceses de estabelecer seu protetorado ao Marrocos. Franceses e alemães estavam descontentes com a situação.

e) Causa imediata (estopim) – O Assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando (28/06/1914) – herdeiro do trono austríaco. Foi assassinado por um fanático estudante bosníano, Gravilo Princip, na cidade de Serajevo. A Áustria -Hungria exigiu uma satisfação da Sérvia, onde o crime fora tramado, por meio de um ultimato. A Rússia, decidida a não admitir uma humilhação à Sérvia, rejeitou as propostas conciliatórias da Alemanha e decretou a mobilização geral. A Alemanha, aliada da Áustria, declarou guerra à Rússia no dia 1.o de agosto e, dois dias depois, à França. Tinha inicio a Primeira Guerra Mundial.

POLÍTICA DE ALIANÇAS

Foi celebrada uma aliança defensiva entre a Alemanha e o Império Austro-húngaro em 1879. Com a entrada da Itália em 1882, surgiu a “Tríplice Aliança”.
Tríplice Aliança

1907, formou-se a “Triple Entente”, constituída pela Inglaterra, Rússia e França. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econômico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alemã, que ameaçava sua soberania marítima. A “Triple Entente”, assinada por Eduardo VII, da Inglaterra, iniciou a política de cerco à Alemanha.

PAZ ARMADA

Desde o fim do século XIX até 1914, as nações européias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.


FASES DA GUERRA

a) Guerra do Movimento (1914) – Os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando depois rumo a Paris. O plano francês era invadir Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas.

Trincheiras
b) Guerra de Trincheiras (1915-1917) – Abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram. Em 1916, os alemães atacaram Verdun, defendida pelo general Pétain. Foi um insucesso dos alemães. Morreram cerca de 600 mil homens. Na batalha naval da Jutlândia, os ingleses foram os vencedores.

c) Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.

d) Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio “Lusitânia”, que conduzia passageiros norte-americanos.

e) Participação do Brasil – Os alemães, diante da superioridade naval da Inglaterra, resolveram empreender uma guerra submarina sem restrições. Na noite de 3 de abril de 1917, o navio brasileiro “Paraná” foi atacado pelos submarinos alemães perto de Barfleur, na França. O Brasil, presidido por Wenceslau Brás, rompeu as relações com Berlim e revogou sua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foram afundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticia do afundamento do navio “Macau”, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Enviou auxilio à esquadra inglesa no policiamento do Atlântico e uma missão médica.

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

a) O aparecimento de novas nações.

b) Desmembramento do império Austro- Húngaro.

c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão.

d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos.

e) O enriquecimento dos Estados Unidos.

f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e a baixa do franco e do dólar.

g) A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia com medidas severas.

h) O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dívidas por meio de exportação.

i) O encarecimento do custo de vida.

TRATADO DE VERSALHES (1919)

Em Versalhes, em 1919, reuniu-se a Conferência da Paz, sob a liderança dos 4 grandes: Clemenceau, representante da França; Lloyd George, representante da Inglaterra; Woodrow Wilson, representante dos Estados Unidos; e Orlando, representante da Itália. Este tratado impôs duras determinações aos alemães.

LIGA DAS NAÇÕES

Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, lançou a idéia de abolir a “diplomacia em segredo” e de unir os povos com o intuito de evitar uma nova guerra, numa Liga das Nações que tinha os seguintes princípios fundamentais:
Woodrow Wilson

a) Autonomia dos povos.

b) Renúncia à política de alianças.

c) Governo de acordo com os governados.

d) Liberdade dos mares.

e) Desarmamento geral.

Genebra passava a ser a sede da Liga das Nações.



Filmes


O Último Batalhão
Glória Feita de Sangue

entre outros...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CINÉTICA QUÍMICA -Fórmulas Básicas


Cálculo para a velocidade média 

                              

Onde:

Vm = velocidade média (mol/L/s)

variação de concentração (mol/L)


variação de tempo (s, min)



módulo


Dica: 

Usa-se módulo porque o resultado deve ser positivo, já que não existe velocidade negativa.

Cálculo para velocidade de consumo (reagentes)

Sendo a reação química:     





Cálculo para velocidade de produção ou formação (produtos)

Sendo a reação química:  





Energia de Ativação e Variação de Entalpia

Uma forma de calcular, nos gráficos de reação exotérmica e endotérmica, a energia de ativação e a energia do complexo ativado. Também pode-se calcular a variação de entalpia através da entalpia dos reagentes e a entalpia dos produtos.

 Onde:







Energia de Ativação com Catalisador

O catalisador aumenta a velocidade da reação química, mas não participa da reação.
 Nos gráficos, observe que com a presença do catalisador, a energia de ativação diminui.




Lei da Velocidade

Para encontrar a lei da velocidade, usa-se a seguinte fórmula:
Para uma reação genérica, temos:    
 Onde:
 V = velocidade da reação
 K = constante de velocidade
 [A] = concentração molar de A
 [B] = concentração molar de B
 X e Y = expoentes experimentalmente determinados

A lei de velocidade pode indicar também a ordem de reação e a molecularidade.



Dica: A lei da velocidade é importante porque é ela quem determina a ordem de reação. Sabendo a ordem de reação, pode-se prever o que acontece com a velocidade de determinada reação química quando se altera a concentração de um dos reagentes.

Resumo de fórmulas:




                  
  


             

Parnasianismo (Resumo)


Resumo

Parnasianismo Brasileiro
O Parnasianismo ocorreu durante a prosa realista, sendo portanto o correspondente poético do Realismo. Este movimento é de origem francesa, de onde também levou o nome (veio de Parnasse Contemporain, coletâneas publicadas na França a partir de 1866).

 O Parnasianismo iniciou suas manifestações no final da década de 1870, estendendo-se até a Semana da Arte Moderna, em 1922. Sua inauguração aconteceu em 1881, como no Realismo. Isto ocorre porque, como já foi dito, o Parnasianismo é um movimento paralelo ao Realismo. A temática das obras mantiveram-se isoladas dos acontecimentos históricos, que são os mesmos do Realismo, além da I Guerra Mundial. Isto dá-se pelo próprio estilo do movimento: descritivo, sem preocupação social ou psicológica.

Resumo do Parnasianismo


A estética parnasiana, valorizava a perfeição formal, o rigor das regras clássicas na criação dos poemas, a preferência pelas formas fixas (sonetos), a apreciação da rima e métrica, a descrição minuciosa, a sensualidade, a mitologia greco-romana. Além disso, a doutrina da “arte pela arte” esteve presente nos poemas parnasianos: alienação e descompromisso quanto à realidade.

Contudo, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos poemas apresentam subjetividade e preferência por temas voltados à realidade brasileira, contrariando outra característica do parnasianismo francês: o universalismo.


Momento social/histórico/cultural

Vide Realismo/Naturalismo


Características literárias

Busca da perfeição formal, "arte pela arte", presença da mitologia, racionalismo, alienação, academicismo.


Os principais autores que se destacaram neste movimento foram:

Olavo Bilac, com suas poesias: Via Láctea, Alma Inquieta, Viagens, O caçador de Esmeraldas, entre outras. Compondo também este quadro, destaca-se Alberto de Oliveira, com suas Canções Românticas, Sonetos e Poemas Versos e Rimas. E por último, Raimundo de Oliveira, com suas obras: Sinfonias, Aleluias, Primeiros Sonhos e outras.


Exemplo de Poema Parnasiano


Vaso Chinês

 Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
 Casualmente, uma vez, de um perfumado
 Contador sobre o mármor luzidio,
 Entre um leque e o começo de um bordado.
 Fino artista chinês, enamorado,
 Nele pusera o coração doentio
 Em rubras flores de um sutil lavrado,
 Na tinta ardente, de um calor sombrio.
 Mas, talvez por contraste à desventura,
 Quem o sabe?... de um velho mandarim
 Também lá estava a singular figura.
 Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,
 Sentia um não sei quê com aquele chim
 De olhos cortados à feição de amêndoa.
 Alberto de Oliveira



Outras informações nesse vídeo feito por alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=NTUfFUl8OdI&feature=related

Império Persa (Resumo)


O Império Persa em 490 a.C.

Império Persa
A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, no extenso planalto do Irã. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. A partir do ano 2000 a.C., a região foi sendo ocupada por pastores e agricultores, vindos da Rússia, os quais se destacavam os medos, que se estabeleceram no norte, e os persas, no sul do planalto iraniano.

O império persa 

 Os medos, desde o século VIII a.C., tinham estabelecido um exército forte e organizado, submetendo os persas a pagarem altos tributos. Isso durou até quando o príncipe persa Ciro, o Grande, liderou com sucesso uma rebelião contra os medos. Depois isso, Ciro foi aceito como o único imperador de todos os povos da planície iraniana.

Ciro, o Grande
 Para obter riquezas e desenvolvimento, Ciro deu início ao expansionismo persa. Em poucos anos, o exército persa apoderou-se de uma imensa área. Seus sucessores Cambises e Dário I deram continuidade a essa política, ampliando as fronteiras do território persa, que abrangeu desde o Egito ao norte da Grécia até o vale do rio Indo.

 Naturalmente, ocorriam diversas rebeliões separatistas promovidas pelos povos dominados. Para garantir a unidade do território e de seu poder, Dário I dividiu o Império persa em várias províncias, denominadas satrapias, nomeando os sátrapas, que eram altos funcionários, para poder administrar cada satrapia.

O declínio do Império 

 A grande ambição de Dario I era a conquista da Grécia. Porém em 490 a.C foi derrotado pelas cidades gregas, que se uniram sob a liderança de Atenas. Também seu filho Xerxes, tentou sem sucesso submeter os gregos. Essas campanhas foram chamadas de Guerras Greco-pérsicas.

 A partir daí, os imperadores persas tiveram enormes dificuldades para manter o controle sobre os seus domínios, com a multiplicação das revoltas, dos golpes e das intrigas políticas no império. Esses fatores contribuíram para o declínio do império, resultando na sua conquista em 330 a.C., pelo exército de Alexandre, o Grande, da Macedônia.

Economia e outros aspectos

Baixo relevo de guerreiros persas na cidade de Persépolis.
 Inicialmente, a principal atividade econômica dos persas era a agricultura, onde os camponeses pagavam tributos em espécie para os nobres, e também para o Estado. O Império Persa acumulou muitas riquezas. Durante o governo de Dario, foi criada uma moeda-padrão, o dárico, isso aliado a uma rede de estradas bem conservadas, serviu de estímulo para o comércio no império. O crescimento do comércio também incentivou o artesanato, destacando os tecelões persas, que são conhecidos pela confecção de tapetes requintados e de boa qualidade.


Os persas eram um povo com técnicas militares muito eficientes. Organizavam-se em satrapias, espécies de províncias, que respondiam diretamente ao rei, mas tinham grande liberdade de ação. Além disso, os povos dominados se aceitassem a dominação, é claro, tinham as tradições locais respeitadas. Essa forma de administração foi muito eficiente para conseguir sustentar um império tão vasto.

Os persas também construíram a Estrada Real com mais de 2000 km, facilitando a comunicação entres as satrapias e o deslocamento de tropas e caravanas.


Religião 

 A principal religião, criada pelos persas, foi o zoroastrismo. Essa era uma religião dualista ( crenças em dois deuses). Ormuz representava o bem e Arimã, o mal. Segundo o zoroastrismo, no dia do juízo final, Ormuz sairá vencedor e lançará Arimã no abismo. Nesse dia, os mortos ressuscitarão e todos os homens serão julgados, os justos ganharão o céu e os injustos, o inferno.


Filmes




Se você quiser saber mais sobre essa grande civilização , sugerimos assistir a um filme sobre esse assunto. Ajuda a memorizar aspectos sobre o tema  de uma forma divertida. Abaixo segue uma pequena lista.

300 de Esparta
Construindo um Império: Os Persas


Teste Vocacional

Se você quer fazer um concurso ou um vestibular, mas ainda está em dúvida sobre o que é melhor pra você , o curso Mais que vencedor sugere alguns teste vocacionais onlines, que podem te ajudar muito nessa escolha.

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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Provas Anteriores: UFF 2011

1ª Etapa do Vestibular da UFF 2011

Setenta e cinco questões, exclusivamente de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Prova



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Gabarito

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Exercícios: Química celular

Exercícios - Biologia - Química Celular


1- O constituinte mais abundante na matéria viva é:

a) Água
b) Proteína
c) Sal de Sódio
d) Lípidio

2)  (FGV-SP-78) Glicogênio e celulose têm em comum, na sua composição, moléculas de: 

a) aminoácidos  
b) ácidos graxos 
c) carboidratos   
d) proteínas    
3) Os glicídios que podem ser hidrolisados dando outros glicídios de moléculas menores são chamados: 
a) oses   
b) monossacarídeos    
c) esterídeos
d) osídeos 

4- 10 (FGV-SP) Para melhor suprir a deficiência de proteína a dieta deve incluir:
a) farinha de trigo
b) banha
c) ovo
d) laranja

5) (UGF/RJ). 0 escorbuto, uma doença comum nas longas viagens marítimas nos séculos passados, caracteriza-se por hemorragias nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Seu aparecimento é decorrente da falta de vitamina: 
a) C. 
b) A. 
c) D. 
d) K. 
6) (UESPI/PI) A deficiência de vitamina K pode causar tendência hemorrágica porque: 
a) diminui a síntese hepática de protrombina. 
b) aumenta a fragilidade das hemácias. 
c) aumenta a fragilidade capilar. 
d) diminui o número de plaquetas. 

7) (STA. CASA) Sobre as enzimas, está errado dizer que: 
a) são todas proteínas que podem ou não estar associadas a moléculas de outra natureza. 
b) agem acelerando reações químicas que normalmente se processariam muito lentamente. 
c) independentemente da temperatura ou do pH do meio, uma vez unidas ao substrato sobre o qual agem, as 
enzimas exercem sua função. 
d) há enzimas que agem mais rapidamente do que outras. 

8) (UF-RJ) Assinalar o item que melhor se ajusta à conceituação das enzimas: 
a) Reagem irreversivelmente com o substrato. 
b) São consumidas no processo de aceleração de reações químicas entre outras substâncias. 
c) São catalisadores de natureza mineral. 
d) São biocatalisadores específicos de natureza orgânica. . 

9) (PUC-SP) As enzimas são: 
 
a) carboidratos. 
b) lipídios. 
c) fosfolipídios. 
d) proteínas. 

10)  (UFBA-BA). 0 aminoácido mais simples é a: 
a)  alanina 
b)  lisina 
c)  glicina 
d)  cisteína 








Respostas: 1)a 2)c 3) d 4)c 5)a 6)a 7)c 8)e 9)d 10)c

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Exercícios : M.D.C

Exercícios - Matemática - M.D.C.

1- Qual o elemento do conjunto dos números naturais que é divisor de todos os números?


a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

2- Usando o processo da decomposição em fatores primos determine o M.D.C.(60,80)´


a) 45
b) 7
c) 20
d) 5


3-Um ciclista dá uma volta em torno de um percurso em 1,5 minutos. Já outro ciclista completa o mesmo percurso em 2 minutos. Se ambos saem juntos do ponto inicial de quantos em quantos minutos se encontrarão no mesmo ponto de partida?

 a) 5
 b) 6
 c) 5,5
 d) 3


4-Um tanque tem 342 litros e outro tanque tem 256 litros. Qual seria a capacidade máxima, em litros, de um balde (totalmente cheio) que pudesse completar o volume dos dois tanques?

 a) 1 L
 b) 2 L
 c) 3 L
 d) 5 L


5-Obter o máximo divisor comum entre os números 1545, 125 e 825

 a) 25
 b) 15
 c) 10
 d) 5


6-Obter o máximo divisor comum entre os números 13 e 49

 a) 13
 b) 1 
 c) 26
 d) 7


7-Qual o M.D.C entre números 13 e 49

 a) 13
 b) 39
 c) 26
 d) 1

8-  Temos que os números 24, 36 e 48 possuem vários números divisores comuns, como exemplo os números 2 e 4. Determine o maior divisor comum a 24, 36 e 48.


 a) 13
 b) 12
 c)  5
 d) 9

9- Determine o M.D.C. (9,12):



a) 4
b) 5
c) 3
d) 2




10- Se o mmc entre dois números naturais é 2.450 e o produto entre eles é 306.250, então o mdc entre os dois números naturais é

a) 1
b) 12
c) 125
d) 1.250












Respostas:1)a 2)c 3)b 4)b 5)d 6)b 7)d 8)b 9)c 10)c
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