quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Exercícios Letra e Fonema

Exercícios-Português- Letra e Fonema



1) Assinale a alternativa errada a respeito da palavra "churrasqueira". 


a) apresenta 13 letras e 10 fonemas 
b) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu 
c) divisão silábica: chur-ras-quei-ra
d) apresenta o tritongo: uei


2)Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?


a) Caderno 
b) Chapéu 
c) Flores 
d) Livro 
e) Disco


3) A palavra "charuto" apresenta:



a) um dígrafo e seis fonemas. 
b) um dígrafo e sete fonemas. 
c) sete letras e sete fonemas. 
d) sete letras e dois dígrafos. 


4) Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo. 


 a) jamais / Deus / luar / daí 
 b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
 c) ódio / saguão / leal / poeira
 d) quais / fugiu / caiu / história



5) Por que a forma verbal "há" leva acento ortográfico? 


a) É um monossílabo átono.
b) É forma verbal.
c) É palavra sem valor semântico. 
d) É monossílabo tônico terminado em "a". 



6) Só não existe hiato em:


a) atoleiros. 
b) miaram. 
c) ruído. 
d) defendiam. 
e) haviam.


7) Indique a palavra que tem 5 fonemas:


a) ficha. 
b) molhado. 
c) guerra. 
d) fixo. 
e) hulha.

8. Assinale a sequência em que todas as palavras estão separadas corretamente.


a) trans-a-tlân-ti-co / fi-el / sub-ro-gar
b) bis-a-vô / du-e-lo / fo-ga-réu
c) sub-lin-gual / bis-ne-to / de-ses-pe-rar
d) des-li-gar / sub-ju-gar / sub-scre-ver


9) Marque o item que apresenta erro na divisão silábica:
a) téc-ni-co
b) de-ce-pção
c) ad-jun-to
d) con-fec-ção


10) A alternativa em que, nas três palavras, há um hiato, é:


a) tia, egoísmo, anzóis.
b) baú, país, irmão.
c) fria, pessoa, iguais.
d) rua, lua, leoa.






Respostas: 1)d 2)b 3)a 4)b 5)d 6)a 7)d 8)c 9)b 10)d

Exercícios Classes Gramaticais

Exercícios- Português- Classes Gramaticais I

1) Indique a grafia e leitura corretas do seguinte numeral cardinal: 3.726.

 a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
 b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
 c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
 d) Três mil, setecentos, vinte, seis.

2) Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?
  
 a) cal, dinamite
 b) lança-perfume, champanha
 c) alface, telefonema
 d) gengibre, omoplata
 e) formicida, sentinela

3) Das palavras abaixo, qual pode trocar de gênero, sem sofrer nenhuma alteração ortográfica, apenas pela troca de artigo que a anteceda? 

 a) princípio 
 b) biólogo 
 c) cientistas 
 d) professor 
 e) altura   

4) (IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente: 

a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem. 
b) A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na 
praça. 
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável. 
d) Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você 
disse.

5) (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições: 

a) durante, entre, sobre      
b) com, sob, depois        
c) para, atrás, por 
d) em, caso, após   

6)(FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:

a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) atlas – atlas

7)(UNIFOR-CE) Na frase: "Passaram dois homens a discutir, um a gesticular e o outro com a cara vermelha", o termo a está empregado, sucessivamente, como: 

a) artigo, preposição preposição 
b) pronome, preposição, artigo 
c) preposição, preposição, artigo 
d) preposição, pronome, preposição 
e) preposição, artigo, preposição 

8) (FMU) Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos 
e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos: 

a) um (cardinal), primeiro (ordinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário) 
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio fracionário) 
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário) 
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário) 


9) (FUVEST) "Pois venha de lá esse primor."; "Não está cá o artista"; "... pois venha daí 
um dueto comigo." Nos trechos acima, as expressões de lá, cá, daí podem equivaler, 
respectivamente a: 

a) de mim, contigo, dele 
b) de ti, comigo, de ti
c) daquele lugar, neste lugar, dos paços 
d) daquele lugar, nesse lugar, do artista 

10) (BANESPA) Assinale a alternativa em que é incorreta a correspondência entre a 
locução adjetiva equivalente: 

a) investimento de vulto: investimento vultuoso. 
b) azul do céu: azul celeste. 
c) calor de verão: calor estival. 
d) ilha de gelo: ilha glacial. 





Respostas: 1)a 2)b 3)c 4)d 5)a 6)d 7)c 8)b  9)b 10)a

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exercícios-Sistema de Equações

Exercícios-Matemática-Sistema de Equações


1) Na geladeira de Ana há 15 litros de refrigerante, dispostos tanto em garrafas de um litro e meio, quanto de 600 ml. Qual é a quantidade de garrafas de cada capacidade sabendo-se que são 13 garrafas no total?

a) Na geladeira de Ana há 8 garrafas de 1500 ml e 5 garrafas de 600 ml.
b) Na geladeira de Ana há 5 garrafas de 1500 ml e 6 garrafas de 600 ml.
c) Na geladeira de Ana há 4 garrafas de 1500 ml e 2 garrafas de 600 ml.
d) Na geladeira de Ana há 9 garrafas de 1500 ml e 1 garrafas de 600 ml.

2) A soma da minha idade com a da minha filha é 72.Daqui a 3 anos a minha idade será o dobro da idade da idade da minha filha. A minha idade em anos é:

a) 47
b) 49
c) 51
d) 53

3) Eu tenho o dobro da idade da minha filha.Se a diferença de nossas idades é 23 anos, minha idade
é:

a) 40
b) 46
c) 48
d) 50

4) Pedro e Paulo tem juntos R$ 81,00. Se Pedro der 10% do seu dinheiro a Paulo eles ficarão com quantias iguais. Quanto cada um deles tem?

a) 23 e 89
b) 34 e 45
c) 45 e 36
d) 56 e 78

5)Um caminhão carrega 5000 pacotes de açucar de 2 kg e de 5 kg num total de 15 400 kg. Quantos pacotes de 2 kg e 5 kg esse caminhão está transportando ? (respectivamente)

a)1236 e 8969
b)15896 e 589
c)1200 e 900
d) 3200 e1800

6) Descubra dois números inteiros que somados dão 88, sabendo que um é igual ao triplo do outro

a)54 e 34
b) 45 e 56
c) 66 e 22
d) 67 e 68

 7) Num quintal há 100 animais entre galinhas e coelhos. Sabedo que o total de pés é 320, quantas galinhas e quantos coelhos há nesse quintal?

a) 40,60
b) 50,60
c) 45 e 56
d) 56 e 49

8) Um teste é composto de 40 questões. Para cada questão respondida certa são atribuidos três pontos (+3) Para cada questão respondida errada são descontados dois pontos (-2) Ilda respondeu a todas as questões desse teste e fez um total de 75 pontos . quantas questões foram respondidas certas?

a) 45
b) 78
c) 89
d) 31

9) (F.C.CHAGAS) Somando-se os 2/3 de um número x como os 3/5 do número y, obtém-se 84. Se o número x é metade do número y, então a diferença y-x é igual a:

a) 18
b) 25
c) 30
d) 45

10) (Fuvest) Um copo cheio de água pesa 325g. Se jogarmos metade da água fora, seu peso cai para 180g. O peso do copo vazio é?

(A) 20g
(B) 25g
(C) 35g
(D) 40g

Respostas: 1)a 2)b 3)b 4)c 5)d  6)c 7)a 8)d  9)d 10)c




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REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817)


             REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817) 

      A trasladação da Corte portuguesa para o Brasil, no ano de 1808, com seus gastos excessivos e novos impostos, assim como a rivalidade entre as classes militares e civis compostas de portugueses e brasileiros, no Recife, foram a causa principal da revolução de 1817. Governava ali o desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro.


      A situação no Nordeste era tensa, devido à crise do açúcar e à seca, que criaram um clima de insatisfação popular, bastante propício à conjuração.
      O objetivo do movimento era a instauração de um governo republicano, livre de Portugal e a elaboração de uma "Constituição brasileira feita por brasileiros". Lideraram a conspiração os capitães Domingos Teotônio Jorge, o padre João Ribeiro Pessoa Montenegro, Domingos José Martins, José Luís de Mendonça e o coronel Manuel Correia de Araújo.
      A insurreição, que não obedeceu o plano determinado, foi provocada por um incidente no qual foi espancado um português por um soldado do regimento dos "Henriques". Chefiou-a um comerciante brasileiro, Domingos José Martins, educado na Inglaterra, de idéias ultraliberais.
      Logo, a residência de Domingos Martins no Recife se converteu num centro de propaganda exaltada. Militavam nas fileiras muitos oficiais lusos ao lado dos brasileiros, o que mais acirrava os ânimos. A cada dia a situação se tornava mais tensa, até que as coisas chegaram ao ponto máximo.
      A 5 de março de 1817, o governador Miranda Montenegro convocou os oficiais portugueses de patente superior e ficou resolvido que, no dia seguinte, seria efetuada a prisão de alguns dos militares e civis mais comprometidos, em número de sete, os quais seriam processados.
      A tropa, sob o comando de um brigadeiro procurou prender os líderes do movimento. O capitão José de Barros Lima, mais conhecido por "Leão Coroado", ao receber a ordem de prisão, matou o brigadeiro.
Os demais oficiais da tropa aderiram então ao movimento, o quartel amotinou-se e os rebeldes saíram às ruas, libertando os civis presos.
      O governador, ao saber dos acontecimentos, refugiou-se na fortaleza de Brun, no Recife, e capitulou no dia sete, partindo para o Rio de Janeiro.
      Os rebeldes, tomando a cidade, organizaram um governo provisório, com base na representação de classes: militares, o clero e agricultores.
      O novo governo mudou a bandeira do estado, proclamou uma lei orgânica e garantiu os direitos individuais, liberdade de imprensa e de opinião.
      Além disso, foram enviados emissários para os Estados Unidos, Inglaterra e outros países para tentar o reconhecimento da nova República. Emissários foram ainda enviados aos estados vizinhos - Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, onde os rebeldes já contavam com adesões.
      Na Bahia, os rebeldes encontraram forte reação; no Rio Grande do Norte, o líder da rebelião, André de Albuquerque Maranhão, foi morto. No Ceará, o chefe dos rebeldes subdiácono José Martiniano de Alencar, foi preso.
       Na Paraíba, a revolução triunfou e os paraibanos mandaram tropas para auxiliar os rebeldes do Rio Grande do Norte e do Ceará. Mas, em 20 de maio de 1817 o movimento foi sufocado pelas tropas legalistas enviadas da Bahia e do Rio de Janeiro.
      A repressão foi severa, as penas de prisão atingiram todos os implicados e os líderes principais foram executados. Aos restantes conjurados, o rei, em sinal de magnanimidade, concedeu anistia no dia de sua coroação, 6 de fevereiro de 1818.

Resumo em Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=C49aeCZm6HQ

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CONJURAÇÃO BAIANA OU REVOLTA DOS ALFAIATES


         CONJURAÇÃO BAIANA OU REVOLTA DOS ALFAIATES (1798)



      Portugal possuía, no século XVIII, o monopólio dos produtos produzidos no Brasil. Tal situação foi, pouco a pouco, se tornando insuportável para a população baiana, que assim via tolhida toda e qualquer possibilidade de desenvolvimento. A classe média sentia também grandes dificuldades e não raras eram as explosões de revolta e ataques a estabelecimentos comerciais. Todos procuravam uma saída para a situação, que piorava dia a dia.
      Em 1798, uma associação secreta foi fundada com o nome de "Cavaleiros da Luz", na capital baiana. Os associados discutiam os livros da Revolução Francesa e se empolgavam com o feito do povo gaulês.
      No dia 12 de agosto de 1798, Salvador amanheceu coberta de folhetos de propaganda revolucionária. A conspiração, no entanto, foi logo descoberta e seus principais Iíderes, Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantes, João de Deus do Nascimento, alfaiates, foram enforcados no dia 7 de novem-bro de 1799.


Resumo em Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=qmxL5jM84VE


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GUERRA DOS MASCATES (1710)


                                 GUERRA DOS MASCATES (1710)


      No início do século XVIII, o crescimento da cidade do Recife e a ascensão dos comerciantes dessa cidade, conhecidos como "mascates", constituíam uma afronta à aristocracia açucareira de Olinda, já em plena decadência. Entre as causas principais desse antagonismo figuravam principalmente a ruína da antiga capital pernambucana, incendiada em 1631 pelos invasores holandeses e o espírito nativista dos pernambucanos que nunca puderam tolerar a ascendência dos portugueses, os quais, como negociantes, eram, de ordinário, credores por fornecimentos feitos aos ricos senhores de Olinda.
      Existia ainda a ambição do poder político: os portugueses viam-se sempre excluídos dos cargos municipais, pelo que pediram muitas vezes à Coroa fosse o Recife elevado à categoria de cidade, o que aconteceu em 1710.
      Erigiu-se o novo município, segundo os dispositivos do direito português, levantando-se na praça municipal o pelourinho, símbolo da autoridade e da justiça. Esse cerimonial foi feito quase às escondidas e à noite.
      Ao amanhecer, Recife já era cidade e foi dado provimento aos ofícios competentes. O presidente da Câmara Municipal de Olinda dirigiu-se ao governador e exigiu que fosse retirado da praça o símbolo da cidade do Recife, inaugurado antes. Foi logo preso pelo governador.
      Houve então um atentado na pessoa do governador e um contingente do governo tentou aprisionar um olindense, acusado do crime. Houve reação e as forças do governador foram batidas. E travou-se então a luta.
      A nobreza de Olinda convocou todo o povo e, em breve, se achavam em armas mais de vinte mil homens, que iniciaram o cerco de Recife.
      O governador, que se achava doente em conseqüência de um ferimento recebido na luta, não podendo resistir, nem receber recursos de outras capitanias, resolveu entrar em negociação com os rebeldes, propondo-lhes a entrega dos presos olindenses em troca do desarmamento dos rebeldes.
      Responderam-lhe os olindenses que eles próprios poriam em liberdade os prisioneiros quando quisessem e que vinham buscar a cabeça do governador. Reconhecendo que havia perdido a partida, Castro e Caldas tratou de embarcar para a Bahia.
      Entraram os sitiantes em Recife, onde arrasaram o pelourinho e, reunidos num comício, organizaram um governo provisório composto de seis membros, todos brasileiros.
      Em seguida foi entregue o governo ao bispo D. Manuel Álvares da Costa, como substituto do governador, até à chegada do novo chefe do governo.
      Houve ainda luta de ambos os lados até que, em fins de 1711, tomou posse do cargo de governador ou capitão-general de Pernambuco, Félix José Machado de Mendonça, que restabeleceu a ordem, garantida pela carta régia de D. João V, de abril de 1714, pela qual Recife conservou os privilégios municipais, repartidos com Olinda.
      Em 1715, com a chegada de um novo governador, D. Lourenço de Almeida, a situação se normalizou definitivamente.
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Prova matematica biologia hist geo grupo 1

Exercícios Conjuntos I

Exercícios - Conjuntos I

1. Sendo A = {3,4,5,6,7}e B ={5,6,7,8,9}, qual a intersecção entre eles:

a){5,6,7}
b) {7,8,9}
c){9,10,3}
d){5,6,9,0}

2) Assinale a FALSA:

 a) Ø Ì{3}
 b) {3}Ì{3}
 c) Ø Ï{3}
 d) 3 = {3}

3) Em uma turma há 36 alunas , das quais 25 usam brinco, 13 usam pulseira e 8 usam brinco e pulseira. Pergunta-se:

3.1) Quantas usam brinco e não pulseiras?

a) 30          b) 34          c) 17          d) 24       e) 6

3.2) Quantas usam brinco ou pulseiras?

3) 30          b) 34          c) 17          d) 24       e) 6

3.3) Quantas não usam nem brinco nem pulseiras?

a) 30          b) 34          c) 17          d) 24       e) 6


4) - Após um jantar, foram servidas as sobremesas X e Y. Sabe-se que das 10 pessoas presentes, 5 comeram a sobremesa X, 7 comeram a sobremesa Y e 3 comeram as duas. Quantas não comeram nenhuma ?

 a) 1
 b) 2
 c) 3
 d) 4

5) São considerados conjuntos um  agrupamento  de  objetos  de  qualquer natureza,  sempre  distintos  e  determinados, chamados  de  elementos  do  conjunto.  Se  M  = { 1, 2, 3, 4, 6} e N são conjuntos tais que M ∪ N = {1, 2, 3, 4, 6} e  M ∩ N = {1, 2, 6}, então o conjunto N é:

a)  Vazio
b)  {4, 6}
c)  {1, 2, 6}
d)  {1, 2, 3, 4, 6}

6) Sabemos que a diferença de dois  conjuntos  A  e  B  é  um  conjunto  dos elementos  que  pertencem  a  A  mas  não pertencem a B. Dados os conjuntos A = { 0, 1, 2,  3  }  e  B  =  {  1,  2,  3  }.  Assinale  o  conjunto que representa A – B:

a)  { 0 }
b)  { 1, 2, 3 }
c)  { 0, 1, 2, 3 }
d)  { 0, 1, 2 }

7) UFBA - 35 estudantes estrangeiros vieram ao Brasil. 16 visitaram Manaus; 16, S. Paulo e 11, Salvador. Desses estudantes, 5 visitaram Manaus e Salvador e , desses 5, 3 visitaram também São Paulo. O número de estudantes que visitaram Manaus ou São Paulo foi:

 a) 29
 b) 24
 c) 11
 d) 8

8) (UnB) Dado o conjunto {a, b, c, d, e, f, g} o número máximo de subconjuntos distintos é:

 a) 21
 b) 128
 c) 64
 d) 32

9) (UF - Uberlândia) Num grupo de estudantes, 80% estudam Inglês, 40% estudam Francês e 10% não estudam nenhuma dessas duas línguas. Nesse grupo, a porcentagem de alunos que estudam ambas as línguas é:

 a) 25%
 b) 50%
 c) 15%
 d) 30%

10) (FEI) Se n é o número de subconjuntos não-vazios do conjunto formado pelos múltiplos estritamente positivos de 5, menores do que 40, então o valor de n é:

 a) 127
 b) 125
 c) 124
 d) 120








Respostas: 1) a 3)d 3.1)c  3.2)a  3.3)e 4)a  8)c  9)a 3)a 5)b  6)d  10)a
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